sexta-feira, 7 de junho de 2013

Lição 15

Nesta aula estudaremos:

Números cardinais
Números ordinais
Os meses
Os dias da semana
Pontos cardiais
Estações do ano
Frases usuais

Números cardinais

eins
um

zwei
dois

drei
três

vier
quatro

fünf
cinco

sechs
seis

sieben
sete

acht
oito

neun
nove

zehn
dez

elf
onze

zwölf
doze

dreizehn
treze

vierzehn
quatorze

fünfzehn
quinze

sechzehn
dezesseis

achtzehn
dezoito

neunzehn
dezenove

zwanzig
vinte

dreissig
trinta

vierzig
quarenta

fünfzig
cincoenta

sechzig
sessenta

siebzig
setenta

achtzig
oitenta

neunzig
noventa

ein million
um milhão

hundert
cem

tausend
mil

neunzig
noventa


Números ordinais

erster
primeiro

zweiter
segundo

dritter
terceiro

vierter
quarto

fünfter
quinto

sechster
sexto

siebter
sétimo

achter
oitavo

neunter
nono

zehnter
décimo

elfter
décimo primeiro

zwölfter
décimo segundo

dreizehnter
décimo terceiro

vierzehnter
décimo quarto

fünfzehnte
décimo quinto

sechzehnter
décimo sexto

siebzehnter
décimo sétimo

achtzehnter
décimo oitavo

neunzehnter
décimo nono

zwanzigster
vigésimo

dreissigster
trigésimo

vierzigster
quadragésimo

fünfzigster
quinquagésimo

sechzigster
hexagésimo

siebzigster
septuagésimo

achtsigster
octogésimo

neunzigster
nonagésimo

hunderster
centésimo

tausendster
milésimo

zweimal
duas vêzes


Estações do ano

Der Frühling
a primavera

Der Sommer
o verão

Der Herbst
o outono

Der Winter
o invemo


Meses

Januar
janeiro

Februar
fevereiro

März
março

April
abril

Mai
maio

Juni
junho

Juli
julho

August
agosto

September
setembro

Oktober
outubro

November
novembro

Dezember
dezembro


Dias da semana

Montag
segunda-feira

Dienstag
terça-feira

Mittwoch
quarta-feira

Donnerstag
quinta-feira

Freitag
sexta-feira

Samstag
sábado

Sonntag
domingo

Wochenende
fim-de-semana

Feiertag, urlaup
feriado


Ontem, hoje, amanhã

vorgestern
anteontem

gestern
ontem

heute
hoje

morgen
amanhã

übermorgen
depois de amanhã

die Vergangenheit
o passado

die Gegenwart
o presente

die Zukunft
o futuro


Pontos cardeais

Der Norden
o norte

Der Suden
O sul

Der Osten
o leste

Der Westen
o oeste


Frases usuais

Ich wünsche Sie heute abend zu sprechen.
Eu desejo falar com você hoje à noite.

Hier ist meine Adresse auf meiner Karte.
Aqui está o cartão com meu enderêço.

Entschuldigen Sie, wenn ich unterbreche.
Desculpe-me por interrompê-lo.

Ich spreche deutsch und portugiesisch.
Eu falo alemão e português.

Ich hoffe, Sie bald wieder zu sehen.
Eu espero vê-lo em breve novamente.

Ich freue mich, Sie kennen zu lernen.
É um prazer conhecê-lo.

Hier haben Sie meine Visitenkarte.
Aqui está meu cartão de visita.

Sehr erfreut, sie kennen zu lernen.
Muito prazer em conhecê-lo.

Vielen Dank für Ihre freundlichkeit.
Muito obrigado pela sua amabilidade.

Warten Sie, bis ich zurückkomme.
Espere até eu voltar.

Geben Sie acht beim aufsteigen!
Atenção quando subir!

Wir müssen uns vor Gauner hüten.
Nós devemos tomar cuidado com os bandidos.

Es ist nicht spät, es ist früh.
Não é tarde, é cedo.

Es ist keine zeit zu verlieren.
Não há tempo a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário